HEAVY SCENE

Ser um headbanger é viver a rua, usá-la como experiência e se defrontar com todos os seus limites. Mais que uma tribo, um estilo urbano, handbangers são um bando que experimenta no corpo a agressividade contrária a passividade visual de jovens psicodélicos de alta classe dos anos 60, que ainda assim se preocupavam com certo ativismo político. Mesmo se tratando de heavy metal, ainda é inevitável não falar de psicodélico, ou até mesmo de glam, e na confusão de franjas ou botas de cowboy, coletes e jaquetas de couro. A rua centrifuga a subcultura jovem e transforma as aparências excêntricas  individuais em um  emaranhado de estilos embaraçados no visual. O heavy-metal servia como combustível sonoro, corrosivo, fazia alusões ao satanismo a até mesmo criaticava a fugacidade de tendência nas tribos. Os handbangers, por outro lado, funciona como combustível visual, como forma de mostra identidade da tribo e aguçar a roda de tendências. A fusão dos dois é a imensa gama de subestilos heterogêneos que se apropriam de vários apelos estéticos sem se preocupação de se enquadrar em alguma especialização musical. Usar cabelos compridos ou espetados não impede chapéus de cowboy ou leggings com estampa leopardo assim como ouvir Black Sabbath não impede de se ouvir ao mesmo tempo Mötley Crüe .

Anúncios

6 Respostas para “HEAVY SCENE

  1. Um headbanger é resultado direto do trash metal dos anos 80 e do punk agressivo que gerou influencia direta sobre os novos estilos de hoje dentro do METAL: death,black,sludge, etc… quanto no hardcore: NYHC, Metalcore, deathcore, etc… de onde vc tirou hippies? o que verdadeiramente caracterisa um headbanger é estravazar sua energia ao som de uma banda agressiva PONTO FINAL, se vc tentar especificar mais você vai acabar excluindo alguma coisa e falhando no proposito do texto.

    CLARO QUE ESSA E A MINHA OPINIÃO, mas eu achei esse texto fraco por abordar o assunto com olhares de fora do movimento.

  2. tá.
    a frase ficou ambígüa
    mas eles não são da década de 80, são de 60, mais especificadamente, começam a surgir em 68.
    METAL é um conjunto mais amplo, principalmente em termos musicais e é diferente de headbanger, e minha intenção não é falar sobre estilo musical, ainda
    mas de qualquer forma eles tem certa influência de Hendrix, Doors e até de Led Zeppelin também, o cabelo longo vem meio daí. Não é minha intenção categorizar o movimento, nem ser reducionista, só queria expor um pouco sobre manifestações de subcultura.

    de qualquer forma,obrigada pelo seu posicionamento.

  3. Eu tbm queria deixar claro que eu estou falando do termo Head Banger, percebi agora que o texto e sobre heavy metal e sim eles foram inspirados nos movimentos anteriores, seu post não tem nada de errado só não gostei do termo headbanger sendo usado ali.

  4. tem um bom video sobre o nascimento do visual do metaleiro narrado pelo vocalista do Iron Maiden, antes do JUDAS PRIEST metaleiros usavam lycra colorida “vide Ozzy Osbourne e Van Halen” parece que quando o Judas entrou com roupas de couro e rebites bandas como Iron Maiden e KISS adotaram o visual pesado e ali nasceu esse vizual, o hilário foi que depois eles descobriram que os caras do Judas usavam aquilo porque eles eram GAYS SADOMASOQUISTAS.

  5. aaaaaaaaaaaaah cadê esse video man?
    ahahahahaha que tudo

  6. Hahahaha! Foi mal desenterrar esse post, mas se alguém vir esse comentário, eu gostaria muito, muuito, de saber onde encontrar esse vídeo também…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s